Convite 60 anos Observatório Magnético de Tatuoca

Últimas Notícias on 4 Aug , 2017

tatuoca

C O N V I T E

60 ANOS DE OPERAÇÃO DO OBSERVATÓRIO MAGNÉTICO DA ILHA DE TATUOCA

O Diretor-Geral do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA), João Batista Miranda Ribeiro e o Diretor do Observatório Nacional (ON), João Carlos Costa dos Anjos, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o evento comemorativo aos 60 anos de operação do Observatório Magnético da ilha de Tatuoca.

Atualmente, a ilha de Tatuoca (Belém, Pará) abriga instrumentos que medem continuamente o campo magnético da Terra. O campo do interior da Terra, gerado pela dinâmica do fluido condutor existente no núcleo externo, funciona como um escudo protetor para as radiações solares e tempestades magnéticas. Observatórios magnéticos são fundamentais para monitorar as variações temporais do campo geomagnético com grande precisão e de forma contínua. Dados de observatórios são necessários para a elaboração de modelos globais da variação do campo magnético terrestre, como o IGRF (International Geomagnetic Reference Field), que é o modelo de referência internacional do campo geomagnético. Esses dados são também importantes para a aferição de sistemas de navegação, de satélites, aviões e navios.

A história de Tatuoca (um das 42 ilhas da Belém insular) também se confunde com a história política do Estado do Pará, quando em 23 de agosto de 1835, após a tomada de Belém pelos líderes cabanos, o Marechal Manuel Jorge, evacuou Belém e estabeleceu o Governo e seu Quartel General na ilha de Tatuoca e bloqueou o porto de Belém.

Data: 18 de agosto de 2017.

Horário: 8h30 às 12h00.

Local: Auditório do IG-UFPA (Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá, Belém, Pará).

Favor confirmar presença pelo número (91) 3201-7107 ou via e-mail para dirig@ufpa.br.